Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

CLC_LEC_1 - Língua estrangeira - continuação - inglês
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Língua estrangeira - continuação - inglês
Código:
CLC_LEC_1
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Não é definida uma língua estrangeira em particular. A opção da Língua Estrangeira em concreto que operacionalizará este conjunto de competências de uso dependerá do perfil/necessidade de aprendizagem do adulto/formando, de acordo com a disponibilidade das entidades formadoras.
  • A presente elencagem de competências tem como referência a ocorrência da Língua em contexto de realização, não se referindo a aspetos específicos do funcionamento da Língua uma vez que estes variam de acordo com a que estiver a ser trabalhada.
  • Trata-se de um nível de “iniciação”, pelo que se destina a adultos que não tenham quaisquer noções estruturadas de uma língua estrangeira.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Competências de interpretação
    • Ouvir/Ver
      • - Compreensão de discursos fluidos e capacidade de seguir linhas de argumentação dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
      • - Compreensão de noticiários e programas de atualidade sobre assuntos correntes, em suportes variados
      • - Compreensão de informações sobre tópicos do quotidiano e relacionados com o trabalho
      • - Identificação de aspetos gerais e específicos de mensagens orais
    • Ler
      • - Compreensão de diversos tipos de texto, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, recorrendo, de forma adequada, à informação visual disponível, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
      • - Compreensão de textos extensos, de caráter literário e não literário
      • - Compreensão de informações técnicas, como livros de instruções e folhetos informativos, entre outros, de equipamentos usados no dia-a-dia
      • - Leitura de textos de forma autónoma, apropriando-se do texto lido através da utilização de pausas, inflexões e velocidades diferentes, de forma a criar expressividade na leitura
      • - Leitura e interpretação de textos longos de forma a reunir e cruzar informações de fontes diversas
      • - Leitura e interpretação de textos literários de autores de mérito e impacto reconhecidos
      • - Compreensão de instruções escritas complexas
  • Competências de produção
    • Falar
      • - Interacção eficaz em língua estrangeira, participando ativamente em discussões dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, defendendo pontos de vista e opiniões, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outras situações de aprendizagem formal, informal e não formal
      • - Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
      • - Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
      • - Exposição oral de raciocínios, opiniões, ideias e ideais de forma estruturada e sustentada com argumentação adequada
      • - Construção de respostas estruturadas e coerentes recorrendo a mecanismos de encadeamento de conversação
    • Escrever
      • - Elaboração de textos claros e variados, de modo estruturado, atendendo à sua função e destinatário, dentro dos tópicos abordados nos domínios de referência, integrando a sua experiência e mobilizando conhecimentos adquiridos em outros módulos de formação
      • - Mobilização de recursos linguísticos de forma a relacionar informação proveniente de fontes e áreas diversificadas
      • - Resumo e síntese de informação de modo lógico e coerente
      • - Registo de notas como forma de regulação do quotidiano
      • - Produção de textos de caráter autobiográfico: cartas, memórias, diários
      • - Produção de textos de caráter transaccional
      • - Descrição de experiências, sentimentos e acontecimentos do contexto pessoal, profissional ou institucional
      • - Produção de textos de reflexão crítica e argumentativa sobre assuntos de caráter abstrato, relacionados com as suas vivências, o seu ideário e, sempre que possível, cruzados com as temáticas dos diversos módulos de formação
Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.