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Detalhe da UFCD

6573 - Qualidade na saúde
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Qualidade na saúde
Código:
6573
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Explicar o conceito de qualidade.
  • Explicar os objetivos e princípios básicos da qualidade: eficiência, eficácia na resposta às necessidades do utente e satisfação das pessoas na organização.
  • Explicar os princípios que orientam a implementação de uma cultura da qualidade na saúde.
  • Reflectir sobre algumas práticas de qualidade já implementadas ou em processo de implementação no setor da saúde.
  • Reconhecer a existência de diferentes sistemas de acreditação/ certificação na saúde: objetivos, âmbito de aplicação e impacte na intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde.
  • Explicar as responsabilidades que pode assumir na implementação e continuidade da qualidade na sua unidade/ serviço/ organização enquanto profissional de saúde.
  • Explicar que as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde terão de ser sempre executadas com orientação e supervisão de um profissional de saúde.
  • Identificar as tarefas que têm de ser executadas sob supervisão direta do profissional de saúde e aquelas que podem ser executadas sozinho.
  • Definir um plano de ação de corretiva/melhoria relativamente a uma tarefa/ processo no qual intervenha enquanto profissional de saúde.
  • Explicar a importância de se atualizar e adaptar a novos produtos, materiais, equipamentos e tecnologias no âmbito das suas atividades.
  • Explicar o impacte das suas ações na interação e bem-estar de terceiros.
  • Explicar a importância da sua atividade para o trabalho de equipa multidisciplinar.
  • Explicar a importância de assumir uma atitude pró-ativa na melhoria contínua da qualidade, no âmbito da sua ação profissional.
  • Explicar a importância de agir de acordo com normas e/ou procedimentos definidos no âmbito das suas atividades.
  • Explicar a importância da concentração na execução das suas tarefas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Introdução à qualidade
    • Enquadramento conceptual
    • Objectivos e princípios básicos da qualidade
      • - Eficiência
      • - Eficácia na resposta às necessidades do utente
      • - Satisfação das pessoas na organização
    • Os custos da não qualidade
  • A implementação da Qualidade - Sistemas de Qualidade
    • Manual da Qualidade e documentação de apoio
  • A Qualidade na saúde
    • Transição para uma cultura da qualidade na saúde
      • - Motivação para a qualidade
      • - A melhoria contínua
      • - Formação e informação
  • A Qualidade na saúde
    • Práticas da qualidade na saúde:
      • - Organização e gestão dos serviços de saúde
      • - Direitos dos cidadãos
      • - Promoção da saúde
      • - Prestação de cuidados de saúde
      • - Educação contínua e desenvolvimento da qualidade
      • - Instalações e equipamentos
    • Participação ativa dos colaboradores. Clarificar o papel dos colaboradores sobre:
      • - Procedimentos
      • - Reclamações/sugestões
      • - Satisfação do utente
  • O papel do profissional de saúde na avaliação da qualidade e melhoria contínua
    • Monitorização/ medição dos processos
    • Monitorização/ medição da qualidade do produto/ serviço
    • Melhoria contínua
    • Acções corretivas e preventivas
    • Controlo/ auditoria interna
  • Tarefas que em relação a esta temática se encontram no âmbito de intervenção do/a Técnico/a Auxiliar de Saúde
    • Tarefas que, sob orientação de um profissional de saúde, tem de executar sob sua supervisão directa
    • Tarefas que, sob orientação e supervisão de um profissional de saúde, pode executar sozinho/a
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2010-08-29   Criação de UFCD.