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Detalhe da UFCD

0528 - Gestão de eventos
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Gestão de eventos
Código:
0528
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar as atividades necessárias para gerir o evento.
  • Criar um gabinete do evento.
  • Monitorizar a implementação das atividades planeadas, ajustá-las, se necessário, para atingir os objetivos definidos.
  • Implementar as medidas necessárias para lidar com acontecimentos imprevistos.
  • Estabelecer a garantia da existência da troca de informação adequada entre as diferentes partes da organização do evento e os participantes.
  • Identificar potenciais situações de emergência em eventos.
  • Proceder de forma adequada a situações de emergência.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Gestão de eventos
    • Enquadramento da gestão de eventos
    • Importância dos planos do evento
  • Tipos de planos do evento
    • Planos elaborados antes dos eventos
    • Planos usados para gerir o evento:
      • - Operacionais
      • - Saúde e segurança
      • - Emergência
    • Aspetos abrangem estes planos e exemplos de planos
  • Gabinete do evento
    • Gabinete do evento e o seu objectivo
    • Criação e gestão de um gabinete do evento
  • Implementação dos planos
    • Requisitos da implementação dos planos
      • - Atingir os objetivos do evento
      • - Cumprir os requisitos da organização
      • - Cumprir os requisitos de
        • - Clientes internos
        • - Clientes externos
        • - Qualidade dos bens produzidos e dos serviços prestados
        • - Da quantidade necessária de bens/materiais a serem entregues no sítio certo e à hora certa
        • - Para manter a saúde e segurança
    • Confirmação de planos e garantia de que eles são distribuídos a todos os que necessitam de os conhecer
      • - Instruções escritas
      • - Briefings verbais
    • Checklists
    • Transmissão de informação do organizador para os participantes através
      • - Sistemas sonoros
      • - Monitores
      • - Gabinete/balcão do evento
    • Impacto de normas/códigos de conduta internacionais na gestão do evento e como podem afetar o evento
  • Ambiente saudável e seguro
    • Diferentes aspetos da manutenção da saúde e segurança
    • Informação e apoio a outras pessoas
    • Verificação de que todos os requisitos de saúde e segurança estão a ser cumpridos
    • Identificação e resolução de quaisquer incumprimentos destes requisitos
    • Manter os necessários registos de saúde e segurança
    • Procurar formas de melhorar a saúde e segurança no evento atual e em eventos futuros
  • Qualidade
    • Monitorização da qualidade dos bens fornecidos e dos serviços prestados, nomeadamente
      • - De quem é a responsabilidade
      • - Como monitorizar a qualidade
      • - Exemplos de questões de qualidade
    • Como lidar com situações em que a qualidade dos bens/serviços
      • - Está em risco de cair abaixo dos níveis acordados
      • - Abaixo dos níveis acordados
  • Emergências
    • Tipo de emergências que podem ocorrer em eventos
      • - Fogo
      • - Explosões e atos de terrorismo
      • - Desastres naturais tais como inundações
      • - Colapso de estruturas, por exemplo, de um expositor ou de uma tenda
      • - Emergências médicas
      • - Outras emergências - cortes na energia eléctrica
      • - Sobrelotação
    • Necessidade de fazer briefings com os funcionários sobre potenciais situações de emergência e a resposta adequada a cada emergência
    • Necessidade de monitorização para identificar potenciais emergências o mais cedo possível
    • Necessidade de identificar todas as potenciais emergências num evento e as respostas adequadas a cada situação
    • Como coordenar as respostas iniciais a situações de emergência, nomeadamente
      • - Alertar outras pessoas para a emergência
      • - Seguir os procedimentos de emergência adequados
      • - Gerir a reposta inicial para
        • - Minimização da emergência
        • - Minimização dos riscos adicionais
        • - Minimização da perturbação do evento
        • - Minimização do pânico
      • - Utilização dos recursos disponíveis
    • Procedimentos para transferir o controlo de uma situação de emergência
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.