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Detalhe da UFCD

0448 - Vitrinismo - enquadramento e evolução
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Vitrinismo - enquadramento e evolução
Código:
0448
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Reconhecer e identificar o contributo da história da arte no âmbito do vitrinismo.
  • Reconhecer e identificar o contributo da moda no âmbito do vitrinismo.
  • Reconhecer e identificar o contributo do design no âmbito do vitrinismo.
  • Caracterizar o vitrinismo através de uma análise diacrónica.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Vitrinismo - conceito e contributo da história da arte
    • Conceito de vitrinismo e objectivos
    • Séculos XVII e XVIII
      • - Barroco e Rococó
        • - Espectáculo da celebração do poder; volumetria; luz e sombra na igreja barroca; novos temas escultóricos e o arranjo teatral da composição; espetáculos de ballet na corte de Louis XV; arquiteturas efémeras da corte de D. João V
    • Século XIX
      • - Grandes exposições
        • - Espaços e conceitos expositivos em Londres, (1851), Paris (1900) e Lisboa (1998). Museus - espaços e conceitos expositivos
    • Século XX
      • - Cidades europeias na transição do séc. XIX para o séc. XX
      • - Novas artes do espaço e do movimento
      • - Contribuição do automóvel para a dinâmica da cidade
  • Vitrinismo - contributo da moda
    • Anos 60
      • - Propostas de Mary Quant; conceito de boutique como ponto de venda dedicado a um mercado-alvo muito jovem; cultura decorrente da música dos Beatles e do Yellow Submarine; vanguardas italianas; instalações e performances; materiais alternativos; estética do plástico; C. Dior, P.Cardin e Y.S.Laurent
    • Anos 70
      • - Moda de rua; consumidor urbano, consumo de massas e segmentação de mercado
      • - Loja “A Maçã” e o trabalho pioneiro de Ana Salazar. A Moda Lisboa. Loja Branca de Manuela Gonçalves e Loja da Atalaia de Manuel Reis
      • - Os estilistas - Gaultier, Lafgerfeld e Galliano
  • Vitrinismo - contributo do design
    • Anos 60
      • - Publicidade e sociedade de consumo - efemeridade como conceito
      • - Andy Warhol - pop e pop art; dimensões popular e cinética dos objectos
      • - Design na melhoria dos serviços coletivos - meios de transportes e sinalizações
    • Anos 70
      • - Tecnologia e informação ao serviço do consumidor
      • - A revolução do artesanato nos EUA, Inglaterra, Holanda e Alemanha
      • - Etorre Sottsass e a Olivetti; Archizoom Associatti e Non-Stop City; Achille Castiglioni, Victor Papaneck (“Design for the real world”). Roberto Venturi (“News fromL.A.”) 
    • Música punk e ligações ao mundo do design
    • Anos 80
      • - Design assistido por computador - Novas regras e novas estéticas
      • - Alessie as vanguardas italianas
      • - Andrea Branzi, Philipe Starck
      • - Design for disassembly
  • Vitrinismo - análise diacrónica
    • Primeiras lojas / pontos de venda em Lisboa; comércio tradicional e grandes armazéns
    • Baixa lisboeta e Avenidas Novas - Diferentes mercados-alvo / diferentes propostas
    • Loja “ Conceição Vasco Costa” e “Os Porfírios”
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2008-05-14   Criação de UFCD.