Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

8532 - Logística - introdução
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Logística - introdução
Código:
8532
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir a logística e os conceitos básicos.
  • Enumerar os diferentes tipos de processos logísticos, o seu planeamento e as novas tecnologias associadas.
  • Referir as boas práticas existentes na logística.
  • Descrever as funções do técnico de logística.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Conceitos básicos de logística
    • Planeamento, implementação e controlo do fluxo e armazenamento de bens, serviços e informação
    • Âmbito de atuação desde o local de produção até ao local de consumo
    • Níveis de serviço
    • Inovação e componente tecnológica da atividade logística
    • Standards de produção e de embalagem
    • Técnicas e métodos de gestão de armazém
    • Relações da empresa com o mercado
  • Tipos de processos logísticos e seu planeamento
    • Receção
    • Aprovisionamento
    • Reaprovisionamento
    • Preparação de encomendas: PBS – Picking by Store ou Preparação com Stock; PBL – Picking by Line ou preparação sem stock, Preparação por lote, entre outros.
    • Carga e expedição
    • Logística Inversa
    • Outros
  • Principais tecnologias de apoio à unidade
    • EDI - Electronic Data Interchange
    • CRP - Continuous Replenishment Program
    • VMI - Vendor Management Inventory
    • ECR - Efficient Consumer Response
    • CPFR - Collaborative Planning Forecasting and Replenishment
  • Boas práticas na logística
    • Planeamento
    • Parcerias
    • Sistemas de aprovisionamento
    • Gestão ambiental
    • Distribuição centralizada
    • Entre outros
  • Funções do técnico de logística
    • Serviço ao cliente (customer service)
      • - Objetivos
      • - Elementos do customer service
    • Planeamento de fluxos e previsão da procura e tendências de evolução do mercado
      • - O sistema de informação logístico
      • - A previsão e a análise de tendências
    • Gestão de inventário
      • - Gestão de encomendas e de stocks
        • - de matérias e controlo das atividades de receção, manuseamento e expedição de matérias
      • - Análise da quebra
    • Interface de comunicação entre os vários intervenientes da cadeia de abastecimento
      • - Estreita colaboração entre as diferentes funções da empresa
      • - Interface com o exterior - fornecedores e clientes
      • - Elemento coordenador de esforços tendentes à maximização da eficiência do sistema
    • Gestão de equipas
      • - Planeamento das necessidades de mão-de-obra
      • - Recrutamento, acompanhamento, formação, coordenação e controlo e avaliação do desempenho
      • - Formação, motivação de desenvolvimento profissional dos membros da equipa
    • Gestão da operação
      • - Elaboração do plano de produção das áreas (mensal) no sentido de garantir o cumprimento do planeamento e níveis de serviço
      • - Supervisão dos fluxos de operação da unidade
      • - Coordenação e controlo da execução de procedimentos de melhoria contínua
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2013-12-22   Criação de UFCD.