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Detalhe da UFCD

7207 - A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
A atividade profissional do Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
Código:
7207
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar o âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade e o quadro regulamentar aplicável à atividade.
  • Identificar os deveres e direitos do profissional.
  • Explicar a importância de assumir uma postura profissional baseada em valores éticos e deontológicos.
  • Explicar o papel do profissional na melhoria contínua dos processos de prestação de cuidados pessoais e à comunidade.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Técnico Familiar e de Apoio à Comunidade
    • Enquadramento legal da atividade
    • Âmbito de intervenção do técnico familiar e de apoio à comunidade (o que pode e não pode fazer sozinho)
    • Atividades e responsabilidades do técnico familiar e de apoio à comunidade
    • A importância da atuação de acordo com normas e orientações dos técnicos responsáveis
    • Principais normas e regulamentos aplicáveis à atividade
    • Princípios éticos da atuação do profissional
      • - Código de conduta
      • - Deveres de confidencialidade e sigilo
      • - Atitudes e valores inerentes à atividade
      • - Respeito pela privacidade e intimidade das pessoas
      • - Respeito pela diferença
    • Aspetos legais relacionados com o exercício da profissão
  • Postura profissional do técnico familiar e de apoio à comunidade:
    • Conceito de postura profissional
    • Imagem profissional
    • Normas e orientações da instituição
  • Conceitos e princípios da qualidade
    • Conceito de qualidade
    • Conceito de eficácia e de eficiência
    • A importância da qualidade na prestação de cuidados pessoais e à comunidade
  • Os processos da qualidade nas diferentes Respostas Sociais:
    • Processos-chave
    • Manual da Qualidade
    • Documentação de apoio
  • O papel do profissional na melhoria contínua
    • Conceito de melhoria contínua
    • Monitorização da qualidade
    • Ações preventivas e corretivas
    • Controlo/auditorias internas
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2013-11-29   Criação de UFCD.