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Detalhe da UFCD

7300 - Turismo inclusivo nas atividades turísticas
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Turismo inclusivo nas atividades turísticas
Código:
7300
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Recolher e tratar a informação a colocar no site da empresa e formatá-la de modo a que se torne acessível e útil para clientes com necessidades especiais
  • Construir pacotes turísticos e construir materiais promocionais de destinos ou serviços turísticos acessíveis a clientes com necessidades especiais
  • Proceder ao atendimento dos clientes com necessidades especiais e apoiá-los nas tomadas de decisão relativas à construção do seu plano de viagem e estadia turística
  • Efectuar as reservas e aquisições de serviço relativas à viagem dos clientes, emitir os documentos necessários e registar, nos documentos, as necessidades especiais dos clientes e os cuidados especiais contratados
  • Relacionar-se com os clientes com necessidades especiais, ao longo de todo o serviço, de modo a que estes se sintam aceites, compreendidos e valorizados, como pessoas e como clientes da agência de viagens
  • Prestar assistência necessária a clientes com necessidades especiais em viagem de táxi, de autocarro, de comboio, de avião
  • Prestar serviços de informação turística a clientes com necessidades especiais que recorram ao posto de turismo
  • Prestar serviços de acompanhamento e informação turística a clientes com necessidades especiais
  • Proporcionar aos clientes com necessidades especiais as condições e a assistência pessoal necessárias à sua participação em congressos e eventos
  • Apoiar a participação de pessoas com necessidades especiais em atividades de animação turística
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • O cliente com mobilidade reduzida em atividades turísticas
    • Materiais promocionais de destinos ou serviços acessíveis
      • - Necessidades especiais vs requisitos da oferta
      • - Oferta acessível ao nível dos transportes, alojamento, restauração, atividades de lazer
      • - Tratamento da informação e construção de redes
      • - Pacotes turísticos e materiais promocionais
    • Agência de viagem e turismo
      • - Acessibilidade física ao edifício e ao local de atendimento
      • - Capacidades e interesses do cliente
      • - Plano de viagem, reservas e emissão de documentação
      • - Relacionamento e atendimento pessoal
    • Serviços de transporte
      • - Viagem de táxi, de autocarro, de comboio e de avião
      • - Relacionamento pessoal nos serviços de transportes
    • Informação e acompanhamento turístico, organização de congressos e animação
      • - O posto de turismo e atendimento do cliente com deficiência motora
      • - Requisitos técnicos de acessibilidade da oferta turística
      • - Construção e/ou manutenção de base de dados sobre a oferta de turismo acessível na região
      • - Acompanhamento e informação turística (Guia e Intérprete)
      • - Congressos e outros eventos
      • - Atividades de animação turística planeamento, organização e monitorização
      • - Relacionamento pessoal ao longo do serviço prestado
  • O cliente com deficiência visual em atividades turísticas
    • Promoção, venda de viagens e estadias turísticas online
      • - Oferta turística acessível
      • - Requisitos técnicos da informação online
      • - Pacotes turísticos e materiais promocionais
      • - Necessidades especiais vs requisitos da oferta
      • - Oferta acessível ao nível dos transportes, alojamento, restauração e atividades de lazer
      • - Recolha, validação da informação e construção de redes
    • Agência de viagem e turismo
      • - Acessibilidade física ao edifício e ao local de atendimento
      • - O atendimento e os cuidados a ter
      • - Necessidades especiais vs condições da oferta
      • - Plano de viagem, reservas e emissão de documentação
      • - Relacionamento e atendimento pessoal
    • Serviços de transporte
      • - Viagem de táxi, de autocarro, de comboio e de avião
      • - A importância dos sentidos e a assistência ao cliente
      • - Relacionamento pessoal nos serviços de transportes
    • Informação e acompanhamento turístico, organização de congressos e animação
      • - Posto de turismo, requisitos técnicos, condições de acessibilidade e atendimento do cliente com cegueira total ou baixa visão
      • - Base de dados sobre a oferta de turismo acessível na região
      • - Acompanhamento e informação turística (Guia e Intérprete)
      • - Congressos e outros eventos e assistência ao cliente
      • - Atividades de animação turística e os cuidados especiais planeamento, organização e monitorização
      • - Relacionamento pessoal ao longo do serviço prestado
  • O cliente com surdez total ou severa em atividades turísticas
    • Promoção, venda de viagens e estadias turísticas online
      • - Necessidades especiais vs requisitos da oferta
      • - Oferta acessível ao nível dos transportes, alojamento, restauração, atividades de lazer
      • - Tratamento da informação e construção de redes
      • - Pacotes turísticos e materiais promocionais
    • Agência de viagem e turismo
      • - Estratégias de comunicação
      • - Plano de viagem, reservas e aquisição de serviços
      • - Relacionamento pessoal e comunicação
    • Serviços de transporte
      • - Viagem de táxi, de autocarro, de comboio e de avião
      • - Relacionamento pessoal nos serviços de transportes
    • Informação e acompanhamento turístico, organização de congressos e animação turística
      • - Posto de turismo e atendimento do cliente com surdez total ou severa
      • - Base de dados sobre a oferta de turismo acessível na região
      • - Acompanhamento e informação turística (Guia e Intérprete)
      • - Congressos e outros eventos, requisitos de acessibilidade e condições técnicas
      • - Atividades de animação turística – planeamento, organização e monitorização
      • - Relacionamento pessoal e comunicação
  • O cliente com deficiência intelectual e/ou multideficiência em atividades turísticas
    • Clientes com deficiência intelectual ligeira ou moderada e clientes com deficiência intelectual severa ou com outras deficiências de natureza física
      • - Promoção, venda de viagens e estadias turísticas online
      • - Necessidades especiais vs requisitos da oferta
      • - Tratamento da informação e construção de redes
      • - Pacotes turísticos e materiais promocionais
    • Agência de viagem e turismo
      • - Plano de viagem e estadia turística, reservas e emissão de documentação
      • - Relacionamento pessoal e o atendimento face-a-face
    • Serviços de transporte
      • - Viagem de táxi, de autocarro, de comboio e de avião
      • - Requisitos de acessibilidade, os cuidados a ter e serviços de apoio
      • - Relacionamento pessoal nos serviços de transportes
    • Informação e acompanhamento turístico, organização de congressos e animação turística
      • - Posto de turismo e atendimento do cliente com deficiência intelectual e/ou multideficiência
      • - Acompanhamento e informação turística (Guia e Intérprete)
      • - Congressos e outros eventos
      • - Atividades de animação turística planeamento, organização e monitorização das atividades
      • - Relacionamento pessoal ao longo do serviço prestado
  • O cliente sénior com limitações físicas e/ou intelectuais em atividades turísticas
    • Promoção, venda de viagens e estadias turísticas online
      • - Requisitos técnicos da informação online
      • - Características do cliente sénior
      • - Necessidades especiais vs requisitos da oferta
      • - Pacotes turísticos e materiais promocionais
    • Agência de viagem e turismo
      • - Apoio do cliente no acesso ao edifício e ao local de atendimento
      • - Necessidades e motivações do cliente
      • - Tratamento da informação e construção de redes
      • - Plano de viagem, reservas e emissão de documentação
      • - Relacionamento pessoal e o atendimento face-a-face
    • Serviços de transporte
      • - Viagem de táxi, de autocarro, de comboio e de avião
      • - Relacionamento pessoal nos serviços de transportes
    • Informação e acompanhamento turístico, organização de congressos e animação turística
      • - O posto de turismo e atendimento do cliente sénior com limitações físicas e/ou intelectuais
      • - A oferta de turismo acessível na região
      • - Acompanhamento e informação turística (Guia e Intérprete)
      • - Congressos e outros eventos
      • - Atividades de animação turística planeamento, organização e monitorização
      • - Relacionamento pessoal ao longo do serviço prestado
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2011-12-08   Criação de UFCD.