Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

7078 - Sistema de gestão de contas de clientes
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Sistema de gestão de contas de clientes
Código:
7078
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Analisar e definir políticas de preços e produtos.
  • Implementar um sistema de gestão do equipamento de forma a assegurar o serviço de Front Office, atendimento ao cliente e comunicação interdepartamental.
  • Definir os procedimentos de gravação de controlo de vendas, controle de caixa e outras verificações de diárias ou periódicas.
  • Controlar diferentes sistemas de contabilidade e de gestão de contas de clientes utilizados na unidade hoteleira.
  • Controlar a faturação, tendo em conta as transferências de contas de hóspedes Ledger para a contabilidade City Ledger.
  • Definir as políticas de gestão do alojamento, tendo por base a análise dos relatórios e das estatísticas relacionadas com a estadia dos hóspedes.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Tipos de segmento de mercado
  • Meios de pagamento dos serviços
  • Software de gestão hoteleira e sistemas informáticos em rede: Fidelio e outros TPM
  • Facturação
    • Guest-ledger e City-ledger
    • Main-courante
  • Operação:
    • Cardexs
    • Entidades
    • Reservas individuais e grupo
    • Débitos de consumos
    • Check-in e check-out
    • Mensagens, status do quarto, bloqueios…
    • Relatórios de gestão
  • Comunicação interdepartamental: os débitos e respetivos comprovantes
  • Verificações diárias e periódicas
    • Controlo de reservas
    • Controlo de vendas
    • Controlo de caixa
    • Controlo de contas
    • Controlo de facturações
    • Controlo de transferências
Histórico de Alterações

(*) 2011-06-08   Criação de UFCD.
2017-07-27  Exclusão da UFCD