Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

7091 - Tendências de turismo
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Tendências de turismo
Código:
7091
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Definir o papel, estrutura e influência dos organismos de turismo locais, Organização Nacional de Turismo, Organização Mundial do Turismo e Conselho Mundial de Viagens e Turismo.
  • Identificar tendências e produtos turísticos.
  • Distinguir grupos e mercados-alvo.
  • Caracterizar os principais produtos turísticos.
  • Reconhecer o impacto que a evolução das tecnologias de informação e comunicação produziu no turismo.
  • Identificar e analisar o desenvolvimento estratégico do turismo em Portugal nas áreas de Golf, Spa, Gastronomia e Vinhos, e Cultura.
  • Analisar a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos, na ótica da gestão comercial de destinos turísticos.
  • Apreciar modelos comerciais de diferentes tipos de intermediários de turismo, com ênfase na distribuição turística.
  • Interpretar os casos comerciais de sucesso e de fracasso de determinados destinos turísticos.
  • Analisar a influência económica, política e social do turismo para uma cidade, país e região.
  • Demonstrar o impacto do turismo em Portugal e na UE.
  • Reconhecer a importância de manter uma mentalidade global, aberta e integrada na gestão turística.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Tendências globais com impacto no turismo internacional
    • Economia
    • Demografia
    • Tecnologia
    • Sustentabilidade
    • Segurança
    • Transportes
    • Mercados emergentes
  • Tendências do consumo turístico
    • O perfil do novo consumidor
  • Novas tendências no setor dos transportes
    • O fenómeno das low cost e a sua influência na operação turística
    • A alta velocidade
    • O handling
    • As novas estruturas aeroportuárias
  • A distribuição turística
    • GDS, Internet e a desintermediação
  • O desenvolvimento sustentável do turismo
    • O turismo e as alterações climáticas
    • Repercussão das alterações climáticas na oferta/procura
    • Agenda 21 local
    • A nova hotelaria: os Eco-Hotéis (I-Sleep, Innovation Hotel)
  • A importância do e-Tourism no mercado global
    • As redes sociais e a importância da interacção
    • O e-Business e o Yield Management
  • Tendências gerais na procura
    • A nova procura e a oferta associada
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2011-06-08   Criação de UFCD.