Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

7090 - Meetings, incentives, Conferences & Exhibitions
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Meetings, incentives, Conferences & Exhibitions
Código:
7090
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar a terminologia específica utilizada no segmento MICE.
  • Fazer pesquisa de carreiras, negócios e oportunidades de investimento disponíveis no segmento MICE.
  • Elaborar procedimentos de organização e definir modalidades de gestão do pessoal afeto a eventos do segmento MICE.
  • Reconhecer a potencialidade comercial do MICE na ótica do outsourcing.
  • Identificar e analisar as variáveis de gestão e as operações padrão do segmento MICE.
  • Aplicar técnicas de resolução de problemas, gerir obstáculos e tomar decisões ajustadas ao controlo de gestão no segmento MICE.
  • Reconhecer a importância estratégica do segmento MICE na indústria turística e hoteleira.
  • Efectuar a análise comparativa de sistemas operacionais e logísticos aplicados na realização de congressos e eventos, com vista à elaboração de recomendações de melhoria.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • O conceito MICE
  • Mercado das Reuniões (associativas e corporativas)
    • Elementos que intervém na gestão do mercado de reuniões
    • As diversas tipologias de reuniões e as suas características específicas
  • Grandes zonas de destinos das reuniões internacionais
    • Principais Países/Cidades
  • Sectores geradores das reuniões internacionais
    • Áreas de actividade
    • Dimensão da reunião
  • Etapas na organização de congressos
    • Definição de Destination Management Company e Professional Congress Organiser
    • Factores de decisão na escolha de um DMC
    • A missão dos PCO
    • Regras de “ouro” para a organização dos congressos
    • Preparativos
    • Contratação dos diversos serviços relacionados com as operações turísticas na organização dos congressos
    • O comité científico
  • Associações no mercado das reuniões
    • ICCA, IAPCO, IACC, SITE, ITMA
  • Os locais de realização dos congressos
    • Descrição e exemplos
  • Convention Bureau
  • A capacidade competitiva de Portugal
  • Cidades
    • Quota de mercado actual
    • Equipamentos e serviços
    • Acessibilidades
  • Estratégias de desenvolvimento
    • Linhas de atuação (diferenciadas)
    • Velocidade de crescimento (estimativa)
Histórico de Alterações

(*) 2011-06-08   Criação de UFCD.
2017-07-28  Exclusão da UFCD