Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

7031 - Tendências de hotelaria
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Tendências de hotelaria
Código:
7031
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar tendências e produtos hoteleiros.
  • Distinguir grupos e mercados-alvo no setor hoteleiro.
  • Caracterizar os principais produtos hoteleiros.
  • Caracterizar e analisar o desenvolvimento dos produtos turísticos estratégicos nacionais.
  • Reconhecer a importância económica, política e social do turismo e o seu impacto regional e nacional.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Tendências do consumo turístico
    • Perfil do novo consumidor
    • Procura e oferta
  • Novas tendências na hotelaria
    • Catering - Transportadora aérea e marítima
    • Golf
    • Saúde e bem-estar
    • Gastronomia e vinhos
    • Cultura
    • Jogo
    • Eco-Hotéis (I-Sleep, Innovation Hotel)
  • O desenvolvimento sustentável do turismo
    • O turismo e as alterações climáticas
    • Repercussão das alterações climáticas na oferta/procura
    • Agenda 21 local
Histórico de Alterações

(*) 2011-06-08   Criação de UFCD.
2017-07-22   Alteração dos Objetivos.
Alteração dos Conteúdos.
Informação

Designação da UFCD:
Tendências de hotelaria
Código:
7031
Carga Horária:
25
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar a evolução social e tecnológica, associadas às exigências do conhecimento, inovação, informação e qualidade no turismo.
  • Utilizar a inovação e a tecnologia na atividade hoteleira como suporte de apoio à oferta de serviços.
  • Identificar os novos consumidores e mercados no setor hoteleiro.
  • Identificar e caracterizar as novas tendências e produtos em hotelaria.
  • Analisar as tendências associadas à responsabilidade social e ambiental na hotelaria.
Bibliografia

Conteúdos

  • Tendências sociais e tecnológicas e impacto na atividade hoteleira
    • Impactos da inovação: economia, demografia, tecnologia, ambiente, segurança e transportes
  • As novas tecnologias e a inovação como suporte ao negócio hoteleiro
    • Internet de alta velocidade, WI-FI e dispositivos Android
    • Novas APPS
    • Sustentabilidade e diversão (Eco-Lodge, Artic Igloos, Night Hotel, Pod Houses Hotel)
  • Tendências do turismo internacional e nacional: implicações na hotelaria
  • Perspetivas do consumo turístico
    • Perfil do novo consumidor
    • Comportamento do consumidor na hotelaria: procura e oferta
  • Inovação nos produtos e serviços hoteleiros
    • A hotelaria e o alojamento local
    • A restauração
    • As novas formas de eventos e animação
    • Os transportes
    • Os produtos estratégicos
  • Responsabilidade social e ambiental
    • Tendências e enquadramento nas empresas hoteleiras
Referenciais de Formação