Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

0714 - Qualidade e aspetos comportamentais
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Qualidade e aspetos comportamentais
Código:
0714
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Interpretar os critérios de sucesso de integração organizacional.
  • Identificar e caracterizar as diferentes atitudes na organização.
  • Identificar as formas de comunicar e interagir.
  • Identificar os seus pontos fortes e os aspetos a melhorar na comunicação.
  • Avaliar a importância da comunicação nas interações pessoais.
  • Reconhecer as vantagens do trabalho em equipa.       
  • Identificar os diferentes estilos de liderança.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Motivação para a qualidade
    • Motivação para a qualidade
    • Cultura da empresa - valores, crenças e atitudes
      • - Influência de agentes externos na organização
      • - Práticas e rituais da empresa
      • - Resistência cultural
      • - Propensão para o sucesso
      • - Integração entre a qualidade e a cultura da empresa
  • Trabalho em equipa
    • Introdução - fatores emocionais na comunicação e dinamização de equipas
    • Trabalho em equipa - fatores de eficácia do trabalho em equipa
    • Comunicação como ferramenta de dinamização de equipas
    • Comunicação e as estratégias de negociação e resolução de conflitos
  • Comunicação interpessoal
    • Processo comunicacional
    • Barreiras à comunicação e formas de as ultrapassar
    • Técnica a utilizar para o aumento da eficácia comunicacional
    • Modelo da assertividade
  • Liderança
    • Papéis de liderança
    • Conjunção de esforços para o cumprimento de objetivos comuns, através da liderança
    • Diferentes estilos de liderança
    • Processo de delegação como elemento essencial para a eficácia da liderança
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.