Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

5401 - Modelação 3D
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Modelação 3D
Código:
5401
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar e aplicar métodos e conceitos de modelação em 3D.
  • Desenvolver modelos e ambientes, mecânicos e orgânicos, para integração em produtos multimédia.
  • Definir os métodos e conceitos de texturização.
  • Conceber modelos 3D foto-realistas aplicando corretamente as técnicas de mapeamento de materiais e texturas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Modelação
    • Espaço 3D – Coordenadas XYZ e UV
    • Metodologia e conceito de trabalho
    • Apresentação básica da interface (principais janelas/editores)
    • Estrutura de um projecto
    • Hierarquias, nodes, atributos e conexões
    • Settings básicos
    • Introdução aos tipos de objectos
      • - Nurbs - curvas e superfícies
      • - Polígonos
      • - Subdivision Surface
    • Diferenças Básicas Nurbs x Polígonos
    • Ferramentas de Modelação Nurbs (linhas curvas superfícies)
    • Ferramentas de modelação poligonal
    • Sculpting Modeling (formas orgânicas)
    • Ferramentas de edição
      • - Ferramentas avançadas (Boleans, Measure Tools, Bevels e Rounds, etc.)
      • - Aplicação de Materiais
    • Preparação para texturização (texturização básica)
  • Shading e texturização
    • UV Mapping
      • - Sistemas de coordenadas UV e sua parametrização
    • Projection Mapping
      • - Sistemas de projeção de texturas
    • Introdução ao Shading Network
      • - Materiais e texturas
      • - Edição e atribuição/HyperShade
      • - Mapas de texturas
    • Construção de Networks de materiais e texturas
    • Conexões entre texturas e modificadores
    • Aplicação de máscaras
    • Bump Map e Displacement Maps
    • Produção de Shader Networks compostos
    • Layered Textures e Layered Shaders / utilização de Máscaras
    • Parametrização de atributos
    • Nodes especiais
    • Partículas e texturização
    • Ferramentas de edição, construção de Shading Networks
  • Projecto de criação e implementação de animação dos ambientes e modelos 3D desenvolvidos em modelação shading e texturização
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2008-11-29   Criação de UFCD.