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Detalhe da UFCD

3478 - Geografia do Turismo
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Geografia do Turismo
Código:
3478
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar a posição geográfica de Portugal – localização, características e atividades.
  • Identificar a diversidade climática das várias regiões de Portugal.
  • Identificar as principais características demográficas da população portuguesa.
  • Identificar os principais fluxos turísticos em Portugal.
  • Descrever e caracterizar as regiões turísticas portuguesas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Posição geográfica de Portugal
    • Portugal e as suas dimensões
    • Localização e organização territorial
    • Posição geográfica como uma das características biofísicas do território
    • Evolução das atividades económicas e a distribuição e ocupação da população no território português
  • Diversidade climática regional
    • Fatores do clima e sua dinâmica geográfica climática
    • Tipos de tempo e sua distribuição ao longo do território
    • Regiões climáticas portuguesas, suas divisões e enquadramento
    • Clima e as energias alternativas
    • Diversidade e capacidade de uso de solos
    • Repartição das diferentes espécies arbóreas e seus fatores condicionantes
    • Regiões naturais
  • População portuguesa
    • Dinamismo, estrutura e fatores condicionantes da sua evolução
    • Distribuição geográfica da população portuguesa
    • Fenómeno da litoralização e suburbanização da população em geral
    • Abandono das regiões do interior e os seus impactos económicos
    • Condições de vida da população portuguesa em geral
    • Mundo rural português e o seu espaço em mutação
    • Novos enquadramentos do espaço rural e urbano
  • Fluxos turísticos – países geradores e recetores
    • Fluxos turísticos
    • Fluxos recetores e geradores de turismo
    • Identificação dos fluxos mais importantes para Portugal
    • Especificidade do espaço turístico do sul da Europa
  • Regiões turísticas portuguesas
    • Rotas e o seu interesse turístico (do vinho, do vidro, da cerâmica, gastronómicas, etc…)
    • Património como recurso turístico
    • Animação e turismo
    • Destinos de férias
    • Destinos de negócio
    • Itinerários tradicionais mais relevantes
    • Itinerários inovadores e as formas de turismo “alternativo”
    • Tipos de turismo (turismo balnear, de saúde e bem estar, de negócios, rural, desportivo/ativo, ecoturismo, cultural e recreativo, etc.)
    • Os novos enquadramentos do espaço rural e urbano
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2008-03-07   Criação de UFCD.