Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

5375 - Noções de pedagogia
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Noções de pedagogia
Código:
5375
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Reconhecer a importância do desenvolvimento de competências e os impactos daquelas, no desempenho funcional.
  • Identificar os conceitos de competências profissionais e competências-chave.
  • Aplicar os métodos e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo.
  • Aplicar os métodos e técnicas de conceção de programas de formação.
  • Aplicar os métodos e técnicas de desenvolvimento da formação, adequadas às estratégias definidas.
  • Aplicar as técnicas de avaliação dos formandos e da qualidade e eficácia da formação.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Conceitos de competências profissionais e competências-chave
  • Ciclo da formação
  • Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação
  • Papel do formador enquanto orientador do processo formativo
  • Planificação, metodologias e técnicas e conceção de programas de formação
    • Definição de objetivos e conteúdos pedagógicos
    • Recursos e condições de execução da formação
  • Metodologias e técnicas de desenvolvimento da formação
    • Métodos ativos e estratégias de aprendizagem
    • Técnicas de utilização de ferramentas multimédia na formação
    • Técnicas de utilização de equipamentos de formação
  • Técnicas de avaliação dos formandos
  • Avaliação da ação formativa
  • Metodologias e técnicas de avaliação da qualidade e eficácia da formação
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

2008-03-07   Criação de UFCD.
Informação

Designação da UFCD:
Noções de pedagogia
Código:
5375
Carga Horária:
25
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Aplicar os métodos e técnicas deidentificação de necessidades de formação.
  • Aplicar os métodos e técnicas deconcepção de programas de formação.
  • Aplicar os métodos e técnicas de desenvolvimento da formação.
  • Aplicar as técnicas de avaliação dos formandos e da qualidade e eficácia da formação.
Bibliografia

Conteúdos

  • Metodologias e técnicas de identificação de necessidades de formação, em função dos diversos públicos-alvo
  • Metodologias e técnicas de conceção de programas de formação
    • Definição de objetivos e conteúdos pedagógicos
    • Recursos e condições de execução da formação
  • Metodologias e técnicas de formação adequadas às estratégias definidas
  • Técnicas de utilização de equipamentos de formação
  • Técnicas de avaliação dos formandos
  • Metodologias e técnicas adequadas para a avaliação da qualidade e eficácia da formação
Referenciais de Formação

(*) 2019-08-15   Alteração dos Objetivos.
Alteração dos Conteúdos.