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Detalhe da UFCD

9802 - Tendências e inovação em turismo
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Tendências e inovação em turismo
Código:
9802
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar a evolução social e tecnológica, associadas às exigências do conhecimento, inovação, informação e qualidade no turismo.
  • Interpretar as estratégias definidas pelos organismos do turismo a nível mundial e nacional.
  • Analisar os vários planos estratégicos do Turismo em Portugal.
  • Analisar a mudança global na procura turística e o desenvolvimento de novos destinos.
  • Analisar a influência económica, política e social do turismo para uma cidade, país e região.
  • Interpretar os casos de sucesso e de fracasso de determinados destinos turísticos.
  • Demonstrar o impacto do turismo em Portugal e na EU.
  • Identificar os novos consumidores de produtos turísticos e de lazer.
  • Interpretar as formas de comportamento da hospitalidade na atividade turística.
  • Identificar as tendências associadas aos principais produtos turísticos.
  • Analisar os recursos endógenos e interpretar as tendências dos produtos turísticos em Portugal.
  • Interpretar a evolução das tecnologias de informação e comunicação no turismo.
  • Identificar os vários canais de distribuição da atividade turística.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Tendências sociais e tecnológicas e impacto na atividade turística
    • Os impactos da Inovação: economia, demografia, tecnologia, ambiente, segurança e transportes
  • Evolução das estratégias definidas pelas entidades mundiais do turismo
    • Organização Mundial do Turismo
    • O caso português
  • Análise dos mercados em declínio e dos mercados emergentes
  • Verificação das alterações da geografia dos destinos turísticos
  • Perspetivas do consumo turístico
    • O perfil do novo consumidor
    • As novas formas de mobilidade turística
  • Inovação nos produtos e serviços turísticos
    • A hotelaria e o alojamento local
    • A restauração
    • As agências de viagem e a desintermediação
    • As novas formas de eventos e animação
    • Os transportes
    • Os produtos estratégicos
  • A distribuição turística aliada à inovação
    • GDS e a Internet
    • As redes sociais e a importância da interação
    • O e-business e o yield management
    • A importância do e-tourism no mercado global
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2017-07-22   Criação de UFCD.