Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

9801 - Tecnologias digitais aplicadas à operação aérea
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Tecnologias digitais aplicadas à operação aérea
Código:
9801
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Reconhecer o processo de liberalização do espaço aéreo e as companhias aéreas, alianças e aeroportos mais relevantes.
  • Identificar o papel da IATA - International Air Transport Association e da ICAO – International Civil Aviation Organisation.
  • Reconhecer, do ponto de vista técnico, a regulamentação aérea existente.
  • Reconhecer as vantagens do e-ticketing e das diversas formas de check-in praticadas pelas companhias.
  • Identificar o papel dos GSA – General Sales Agent na distribuição das companhias aéreas.
  • Identificar as normativas de formação/atividade/funcionamento nas empresas de handling aeroportuário, nos diversos setores de serviço ao cliente.
  • Reconhecer a importância dos GDS -Global Distribution Systems no handling aeroportuário e na distribuição turística.
  • Identificar a importância do viewpoint para a distribuição do produto ao cliente final.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Liberalização, companhias, alianças e aeroportos
  • IATA e ICAO
    • Papel
    • Normativas de segurança do transporte aéreo
  • Regulamentação
    • Tipologias e rotas e de tarifas
    • Elementos tarifários sujeitos a regulamentação
    • Fare display
    • Garantias tarifárias e os respetivos códigos
    • Fare quote
  • E-ticketing e Check-in
    • A importância do e-ticket
    • Tipologias de check-in (vantagens e constrangimentos)
  • GSA
    • Definição
    • A sua importância na promoção e distribuição do produto das companhias aéreas
    • Contratualização tarifária
  • Handling
    • Áreas do serviço do handling aeroportuário
    • Atividades de cada serviço
    • Acolhimento
    • Check-in
    • Lost Found
  • GDS
    • Identificar a importância dos GDS para o handling aeroportuário
    • O GDS e a sua importância nas tarefas de check-in
    • Prática de Amadeus
  • Viewpoint
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

(*) 2017-07-22   Criação de UFCD.