Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

7079 - Introdução ao sistema de gestão de negócio na hotelaria
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Introdução ao sistema de gestão de negócio na hotelaria
Código:
7079
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar as características e os conceitos básicos da gestão da receita (Revenue Management).
  • Reconhecer a importância da valorização do relacionamento com os clientes, do valor do preço como um estimulador da procura e da reação à dinâmica do mercado.
  • Definir a relação custo - lucro através da análise do papel dos custos fixos e variáveis.
  • Gerir receitas hoteleiras, utilizando ferramentas, cálculos e valores de referência.
  • Definir um sistema de gestão de receitas.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Revenue Management
    • Definição, características e aplicabilidade
    • Conceitos essenciais de Yield Management
    • Marketing de serviços e os 7 problemas da indústria hoteleira
    • RevPAR e RevPASH
    • Problemas e vantagens
  • Programa de Yield Management
    • Procura
    • Relação entre o preço e o valor
    • Segmentos de mercado apropriados
    • Padrões da Procura
    • Avaliação
  • Previsão da procura
  • Controlo da capacidade
  • Gestão do overbooking
  • Pricing e os diferentes segmentos de mercado
Referenciais de Formação

Histórico de Alterações

2011-06-08   Criação de UFCD.
Informação

Designação da UFCD:
Introdução ao sistema de gestão de negócio
Código:
7079
Carga Horária:
50
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos

  • Identificar as características e os conceitos básicos da gestão da receita (Revenue Management).
  • Reconhecer a importância da valorização do relacionamento com os clientes, do valor do preço como um estimulador da procura e da reação à dinâmica do mercado.
  • Definir a relação custo - lucro através da análise do papel dos custos fixos e variáveis.
  • Gerir receitas hoteleiras, utilizando ferramentas, cálculos e valores de referência.
  • Definir um sistema de gestão de receitas.
Bibliografia

Conteúdos

  • Revenue Management
    • Definição, características e aplicabilidade
    • Conceitos essenciais de Yield Management
    • Marketing de serviços e os 7 problemas da indústria hoteleira
    • RevPAR e RevPASH
    • Problemas e vantagens
  • Programa de Yield Management
    • Procura
    • Relação entre o preço e o valor
    • Segmentos de mercado apropriados
    • Padrões da Procura
    • Avaliação
  • Previsão da procura
  • Controlo da capacidade
  • Gestão do overbooking
  • Pricing e os diferentes segmentos de mercado
Referenciais de Formação

(*) 2017-07-22   Alteração da designação para Introdução ao sistema de gestão de negócio na hotelaria.