Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Detalhe da UFCD

9572 - Qualidade e certificação em turismo
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Qualidade e certificação em turismo
Código:
9572
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos

  • Identificar as vantagens competitivas decorrentes das práticas associadas a sistemas de qualidade nos empreendimentos turísticos.
  • Avaliar a necessidade de criação de um sistema integrado de qualidade para o turismo português.
  • Explicitar os processos de certificação da qualidade nas empresas turísticas do sector.
  • Reconhecer a importância da utilização dos procedimentos de avaliação da qualidade identificando os mecanismos de monitorização e os indicadores preferenciais.
  • Identificar a problemática das marcas de garantia de qualidade e a possibilidade de criação de referenciais comuns para a União Europeia.
Recursos Didáticos

Conteúdos

  • Conceito de qualidade
    • Aspetos conceptuais
    • Qualidade nas empresas turísticas
    • Política de qualidade
    • Bases para um programa de qualidade
    • Normas de aplicação interna dos resultados dos programas de qualidade
  • Objetivos de gestão da qualidade em turismo
    • Mobilização departamental
    • Sistemas internos de informação
    • Estratégia de marketing
  • Qualidade e certificação em turismo
  • Modelos de garantia de qualidade
  • Aspetos internacionais da gestão da qualidade no turismo
  • Sistema Português de Qualidade (SPQ)
  • Qualidade dos destinos turísticos
    • Avaliação
    • Gestão integrada
    • Fator de competitividade
Histórico de Alterações

(*) 2016-08-22   Criação de UFCD.
2020-05-08  Exclusão da UFCD