Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Glossário

Competência
A capacidade reconhecida para mobilizar os conhecimentos, as aptidões e as atitudes em contextos de trabalho, de desenvolvimento profissional, de educação e de desenvolvimento pessoal.  
Dupla certificação
O reconhecimento de competências para exercer uma ou mais atividades profissionais e de uma habilitação escolar, através de um diploma.  
Entidade formadora certificada
Entidade com personalidade jurídica, dotada de recursos e capacidade técnica e organizativa para desenvolver processos associados à formação, objecto de avaliação e reconhecimento oficiais de acordo com o referencial de qualidade estabelecido para o efeito.   
Formação certificada
Formação desenvolvida por entidade formadora certificada para o efeito.  
Formação de dupla certificação
A formação desenvolvida por entidade formadora certificada para o efeito e integrada no catálogo nacional de qualificações.  
Modalidade de formação
A organização da formação definida em função de características específicas, nomeadamente objetivos, destinatários, estrutura curricular, metodologia e duração.....   
Perfil profissional
A descrição do conjunto de atividades e saberes requeridos para o exercício de uma determinada atividade profissional. Os saberes estruturam-se em saberes, saberes-fazer e saberes-ser.  
Qualificação
O resultado formal de um processo de avaliação e validação comprovado por um órgão competente, reconhecendo que um indivíduo adquiriu competências, em conformidade com os referenciais estabelecidos.  
Reconhecimento, validação e certificação de competências
O processo que permite ao indivíduo com pelo menos 18 anos de idade o reconhecimento, a validação e a certificação de competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida.  
Referencial de formação
O conjunto da informação que orienta a organização e desenvolvimento da formação, em função do perfil profissional ou do referencial de competências associado, referenciada ao Catálogo Nacional de Qualificações.