Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

A ANQ editou recentemente a publicação “Catálogo Nacional de Qualificações" – Guia do Utilizador

2009-01-28

A Agência Nacional para a Qualificação, IP editou recentemente a publicação “Catálogo Nacional de Qualificações" – Guia do Utilizador que pretende dar a conhecer este instrumento de gestão estratégica das qualificações de nível não superior, integrado no Sistema Nacional de Qualificações.
O Catálogo tem como objetivo promover e facilitar o acesso à qualificação de dupla certificação a jovens e adultos, nomeadamente: i) modularizando a oferta de formação – definindo percursos formativos organizados em unidades de formação de curta duração (25 e/ou 50horas) e ii) disponibilizando referenciais para processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências.
 
O Catálogo Nacional de Qualificações - Guia do Utilizador”, que agora se divulga, apresenta os conteúdos, as funcionalidades e as potencialidades da utilização desta ferramenta. São ainda apresentados exemplos de organização de um referencial global de formação do CNQ; de Unidades de Formação de Curta Duração(UFCD) da componente de formação de base; de Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD) da componente de formação tecnológica e ainda de um Referencial de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências Profissional.
 
O Catálogo é um instrumento aberto e em permanente actualização sendo gerido pela Agência Nacional para a Qualificação, I.P.