Página Inicial

Menu de Ajuda

Menu Principal

Seminário "Qualificar Portugal" - Do Catálogo Nacional de Qualificações à apresentação da Rede de Empresas Qualificantes

2010-03-12

Os Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, através da Agência nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ), organizam, no dia 19 de Março, na sala Tejo do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, o seminário “Qualificar Portugal”. 

Centrado no Catálogo Nacional de Qualificações, este seminário pretende ser um momento de partilha e de reflexão sobre o contributo deste instrumento para a regulação da oferta formativa, para o desenvolvimento da agenda de qualificação e da forma como esta se tem articulado com o financiamento canalizado pelo QREN e, também, para as estratégias que procuram reforçar a adequação das ofertas qualificantes às necessidades do tecido empresarial.

Para além de um balanço do que tem sido o ciclo de vida do Catálogo Nacional de Qualificações, desde o momento da sua apresentação pública, em Junho de 2007, até agora, serão avançadas algumas perspetivas relativamente ao seu desenvolvimento.

Sendo o Catálogo Nacional de Qualificações um instrumento ao serviço do Sistema Nacional de Qualificações e sendo este último desenvolvido em harmonia com as principais recomendações europeias em matéria de educação e formação de jovens e adultos, o seminário dará conta do seu enquadramento nas políticas comunitárias de regulação sectorial das qualificações. De Espanha é apresentado um outro exemplo bem sucedido.

Atendendo ao papel central e fulcral dos Conselhos Sectoriais para a Qualificação na permanente actualização deste instrumento, em consonância com as constantes mutações do mercado de trabalho, o seminário dará ainda conta do trabalho que tem sido efetuado nesta matéria pela Agência Nacional para a Qualificação. A par da visão dos representantes desta Agência, terão a palavra uma associação empresarial e as organizações sindicais.

Ponto alto do evento será ainda a apresentação da Rede de Empresas Qualificantes, cujo objetivo passa por distinguir com um selo de qualidade as empresas e outras entidades empregadoras que invistam em processos de qualificação dos seus trabalhadores e que enquadrem essa sua intervenção no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações.

De acordo com o programa do seminário, estão previstas as presenças de Maria Helena André, Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, de Isabel Alçada, Ministra da Educação, e de Valter Lemos, Secretário de Estado do Emprego e da Formação Profissional.

Para mais informações, por favor, consulte o programa deste evento.